COMER COM OS OLHOS – Cozinha Brilhante estreia coluna sobre filmes

Histórias de gastronomia bem contadas no cinema são tema para a coluna que Cozinha Brilhante estreia hoje: COMER COM OS OLHOS.

A chef Babette em cena do filme icônico “A Festa de Babette”

Ronaldo Victoria, jornalista há mais de 30 anos, é quem vai discorrer aqui no blog sobre filmes que ele viu. A primeira coluna aborda “A Festa de Babette”, filme lançado em 1987 que se tornou icônico ao mostrar o passo a passo de um banquete em um vilarejo na Dinamarca do século 19.

Ronaldo entende do riscado: é dono do blog especializado Cinema e Vida, onde comenta produções desde os pioneiros do cinema, Irmãos Lumière, até lançamentos recentes.

Aqui, o jornalista vai comentar produções marcantes que destacam o poder da gastronomia: de histórias fictícias a documentários. “Tenho certeza que será um desafio estimulante, e sem trocadilhos, muito saboroso”, brinca.

“A Festa de Babette”:

Pra começar, uma olhadela neste trailer com cenas dos pratos:

Sinopse: A ação se passa no final do século 19, quando Babette, uma cozinheira francesa, chega à Dinamarca fugindo da repressão à Comuna de Paris. Numa pequena aldeia, ela pede emprego na casa de duas idosas solteiras, filhas de um rígido pastor luterano.

Até que chega a notícia que Babette ganhou um prêmio na loteria da França. Em vez de aproveitar o dinheiro, ela toma uma atitude inusitada: faz um banquete para as velhas e seu amigos.

O banquete do filme "A Festa de Babette"
O banquete do filme “A Festa de Babette”

O que fala sobre gastronomia: O premiadíssimo filme, que ganhou o Oscar de filme estrangeiro em 1987, mostra a gastronomia como arte.

E, com base no famoso livro de mesmo nome de Blixen, a destaca como uma arte que libera os sentidos e atua contra a repressão. Afinal, Babette mexe com o cotidiano cinzento daqueles idosos que viviam comendo apenas para sobreviver, e pratos sem a menor graça.

Veja o trailer original com legendas em inglês:

Babette trouxe um toque de festa, como diz o título original, tanto que as irmãs no começo ficam divididas em aceitar a proposta dele. Afinal, o pastor luterano, rígido até o limite, achava que nada era para dar prazer. E a cozinheira faz exatamente o contrário no encontro que marca os 100 anos do religioso.

O filme foi grande sucesso e eram comum os comentários de que não deveria ser visto em jejum. Isso porque as cenas que mostram o preparo dos alimentos são de incrível beleza. Um banquete sensorial.

Minha cotação:

  • Filme 🍳🍳🍳🍳
  • Pratos 🍳🍳🍳🍳🍳
  • Facilidade em fazer os pratos 🍳🍳 (não é para amador, só mesmo profissionais dão conta).
DVD à venda na Livraria Cultura

“A Festa de Babette”

Título original: Babette’s Feast. Dinamarca. Colorido.

Direção: Gabriel Axel.

Roteiro: Axel, com base em livro de Karen Blixen.

Elenco: Stephane Audran, Birgitte Federspiel, Bodji Kjer, Jean-Phillipe Lafont, Bibi Andersson.

Duração: 102 minutos. Gênero: drama.

O DVD “A Festa de Babette” está disponível na Livraria Cultura, aqui.

Anúncios

Diga aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s